sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cortisol e exercicio físico

Cuidado com os EXESSOS

Sabemos que o exercicio físico é bom porém, alguns pesquisadores preconizam que é um erro se exercitar até ficar extemamente cansado. Os mesmos dizem que os exercícios com ritmo acelerado e extenuante, fazem com que as pessoas não alcancem a qualidade de vida e imunidade que desejam, níveis esses que são desfrutados por aqueles que fazem exercícios moderadamente. Esses pesquisadores teorizam que, na verdade, os exercícios extenuantes aceleram a formação de radicais livres nas células, através da “toxicidade do oxigênio”.

Outros autores ao se reportarem aos exercícios físicos extenuantes discorrem que
tais exercícios desencadeiam a produção excessiva de cortisol, dentre outras
substâncias, sendo assim, o cortisol em excesso poderá estimular a lipólise (quebra da
molécula da gordura) e a proteólise (quebra da molécula de proteína) podendo resultar
na perda de massa muscular, fator bastante PERIGOSO na prática da atividade física. Não é preciso correr uma maratona para se caracterizar uma atividade física extenuante. Muitas pessoas que se exercitam por horas a fio, 2, 3 e até 4 horas seguidas, estão propensas a desenvolver esse quadro.

Outro fator fundamental é a seqüência de atividades. Muitas vezes uma seqüência equivocada de execução das atividades físicas poderá levar à produção excessiva de cortisol. Evidenciase, portanto, a importância da prescrição e do acompanhamento na execução dos exercícios físicos por profissionais capacitados e experientes para possibilitar maior segurança e eficiência na prática desportiva.

Nenhum comentário: