terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cortisol

Como foi mencionada anteriormente, a produção excessiva de cortisol se dá pela exposição a situações estressantes.Sendo que há três meios essenciais para que o estresse destrua a perfeita função do cérebro e, como conseqüência, aniquile a memória.
· Quando o cortisol é liberado numa situação estressante, ele inibe a utilização de glicose pelo principal centro de memória, o hipocampo. Se não houver glicose no hipocampo, este sofre uma deficiência de energia e o cérebro não tem como, quimicamente, guardar uma memória. A pessoa pode vivenciar um fato, mas não
tem como recordálo. Isso é responsável pelo imediato déficit de memória transitória de pessoas estressadas.

· A superprodução de cortisol interfere na função dos neurotransmissores. As células cerebrais não conseguem se comunicar umas com as outras, e a mente começa a ficar confusa.

· O excesso de cortisol mata as células cerebrais. Isso acontece quando o cortisol
rompe o metabolismo normal dessas células e faz com que quantidades demasiadas de cálcio penetrem nelas. Esse excesso de cálcio acaba produzindo moléculas chamadas radicais livres, que matam as células cerebrais.

Os radicais livres podem ser produzidos por uma série de fatores. Até mesmo o oxigênio os produz como um subproduto do processo natural da oxidação. O cérebro não é a única parte do corpo prejudicada pelos radicais livres. Todas as células do corpo são vulneráveis.

Nenhum comentário: