quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cortisol e exercicio físico

A Importância dos Exercícios

O exercício aeróbico tem um efeito benéfico direto sobre o cérebro e o sistema endócrino. Intensifica o fluxo sanguíneo para o cérebro e até estimula o crescimento de novas “ramificações” de células cerebrais, além de ter ótimos benefícios indiretos. Protege fisicamente o organismo contra a reação ao estresse e também “queima” seus hormônios prejudiciais.

Um dos mais benéficos efeitos cognitivos diretos dos exercícios é aumentar o fluxo sanguíneo cerebral. Isso não só produz uma melhora imediata da função neurológica, como também ajuda o cérebro a progredir durante o curso e toda a vida. Como ¼ de todo o sangue do corpo é usado pelo cérebro, quase todos os exercícios queaumentam o fluxo sanguíneo auxiliarão o cérebro.

Na verdade, o fenômeno comumente chamado “êxtase do corredor”, o prazer que é atribuído à produção de endorfinas, neurotransmissor que é relacionado ao prazer, ele é liberado comumente na atividade física e no ato sexual, e é em parte resultado do aumento do fluxo sanguíneo.

Nenhum comentário: