quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Abdominal Tira Barriga?

Quero deixar muito claro de uma vez por todas que o exercício abdominal não tira barriga. A barriga diminui quando o gasto calórico é maior que as calorias ingeridas. As reservas a mais de gordura somente são queimadas com atividades de longa duração, como caminhada, corrida, bicicleta, etc. Pode-se fazer mil abdominais e aí, com essa atividade prolongada, acabar necessitando de uma queima extra de energia que aproveite as gorduras, mas se isso acontecer o organismo utilizará as reservas como um todo. Pode ser das costas, do pescoço e não obrigatoriamente aquela que está acima do músculo que se está trabalhando.
O trabalho com o músculo abdominal é extremamente importante porque o músculo ajuda a proteger a coluna, prendendo melhor o quadril no tronco, evitando lesões principalmente na altura da quinta vértebra lombar em articulação com a região sacrococcigiana. Só não deve ser feito exageradamente, para não comprometer exatamente o que se está querendo proteger.
Também o alongamento é muito importante. Ao mesmo tempo que distensiona a musculatura, leva a um relaxamento natural e efetivo. Toda vez que se é contrariado em uma ação mental, realiza-se involuntariamente uma prejudicial contração - é o que chamo de "contra-ação", isto é, o impedimento de uma ação. Toda vez que você é contido numa ação mental, tem os músculos contraídos fisicamente. A musculatura esquelética pode ser tão tensionada que chega a provocar dores e, se a tensão for continuada, pode levar a um estresse muscular com dores nas costas, na nuca e até na cabeça, muito comum nos dias de hoje. Afinal, quem nunca se percebeu chegando em casa após um difícil dia de trabalho com os ombros grudados nas orelhas? (Cobra 2003)

Nuno Cobra "Semente da Vitoria"

Nenhum comentário: