sábado, 6 de dezembro de 2008

MULHERES E ATIVIDADE FÍSICA

Uma vez em uma reunião de jovens Cristãos o pregador disse o seguinte: “Um amigo meu me disse uma vez pra eu reparar como o mundo que Deus criou é perfeito, e como nos estamos ligados a ela, temos os nariz para cheirar os perfumes das rosas, temos o ouvido para ouvir os pássaros cantando, a boca para saborearmos uma boa comida, temos os olhos para vermos a natureza e um belo horizonte. Só que ele esqueceu uma coisa pra nos homens, temos o nariz, boca, ouvido e olhos para apreciarmos a melhor coisa q Deus criou, a MULHER. Imagina só um mundo apenas com homens, que coisa impensável, imagina isso que vcs tem a visão do inferno”.
Hoje depois de pensar sobre isso, percebo que realmente a mulher é uma dádiva, mas é muito inconstante, em um período ta triste, em outro ta sensível, outro ta super disposta, outro não agüenta fazer nada. Mas tadinhas, Grande parte da vida feminina normal baseia-se no ritmo e na repetição idêntica do ciclo menstrual.
Então, pensando nisso vamos ver como elas lidam com atividade física?
Um estudo feito Brasília foi verificado que: ”Conforme os dados coletados neste estudo, apesar de uma diferença na força máxima na fase menstrual ser maior que a fase pós-menstrual, não houve diferença significativa entre as duas fases do ciclo menstrual. Em relação à força de resistência a mulher na fase menstrual obteve maiores valores significativos que na fase pós-menstrual (Machado 2000)”.
È isso ai, mulheres variam por causa da menstruação, e mais, quanto estão na famosa TPM, sai de perto, além dessa alteração de hormônios que as deixam completamente loucas, ela tb corre o risco de lecionar mais fácil, é pq a liberação de estrogênio acontece em abundancia e com isso provoca uma frouxidão nas articulações (FOX & MATHEWS 1983)
. Então mulherada, cuidado com essas fases, sempre quando for malhar nunca queira forçar o seu corpo a esforços máximos. Respeite seu corpo..

Referencias

Fox E, Mathews D. Bases fisiológicas de Educação Física e dos Desportos. 3ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1983.

MACHADO,Aurélio Henrique; ANALISE DA FORÇA MUSCULAR EM MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO NA FASE MENSTRUAL E PÓS-MENSTRUAL;Pós-graduação Lato Sensu em Musculação e Treinamento de Força – Universidade Gama Filho 2000

Nenhum comentário: