quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CUIDADO COM O SPINNING

Em minhas aulas venho pedindo aos meus alunos para que prestem atenção em seu corpo, e principalmente nos joelhos, articulação que mais sofre nessa aula. A flexão e extensão de joelho acontecem o tempo todo, assim deixando exposto a qualquer tipo de lesão, segundo MENEZES (1983), as lesões no esporte e também nas diferentes atividades físicas são divididas em típicas e atípicas. Conceitua-se lesão como mal causada por agente traumático quando se acrescenta fatores já disponíveis a lesão. Fatores estes que são divididos em externo e interno.
Lesões típicas são aquelas mais comuns a cada modalidade; já atípicas são acidentais, ou seja, lesões que não são comuns naquela modalidade. GRISOGONO (1989) divide as lesões em traumáticas (acontecimento imprevisto) e por excesso de uso (usualmente repetitiva).
Mas como qualquer outra atividade física, a SPINNING quando é feito com CONSCIÊNCIA, é SEGURO.


Então vai ai algumas dicas:

GRISOGONO (1989, p. 5) afirma que a forma de se evitar lesões traumáticas consiste em minimizar os fatores de risco. Na prática do Ciclismo Indoor é importante observar alguns procedimentos de segurança, tais como: o uso de acessórios complementares (freqüencímetro, bermuda acolchoada, toalha, etc.) (GIAM & TEH, 1989). Segundo MENEZES (1983, p. 56) esses acessórios, não constituem uma sofisticação, como muitos pensam, mas uma necessidade básica e fator preventivo contra possíveis lesões.
Outro procedimento seria a realização da regulagem da bicicleta de acordo com as características físicas de cada indivíduo (HOWLEY,2000), esta torna-se necessidade básica, sendo também um momento apropriado para que o professor instrua o aluno. Segundo JOHNNY G. (1999, p. 2.61) o aprendizado acontece através da repetição, do treinamento e dos ensinamentos do professor, ou seja, a instrução do professor se faz indispensável. O professor deve sempre se preocupar com a postura do aluno, pois maus hábitos são adquiridos pela não informação. A falta de informação pode interferir diretamente no desempenho do praticante, aumentando os fatores de riscos relacionados ao surgimento de lesões, além da impossibilidade de melhora de performance. o mais irônico com relação ao problema das contusões é que muito pode ser feito para evitá-las. Os joelhos estão sujeitos a várias contusões no ciclismo, como por exemplo: condromalácia (dor atrás da patela), torções, entorses e, ainda em menor escala, bursite. Estes problemas são atribuídos muitas vezes a ajustes.
Então galera, cuidado com o corpo, peça ao seu professor uma atenção maior…

Referências


GRISOGONO, V. Lesões no Esporte/ Trad. Álvaro Cabral. São Paulo-SP, Martins Fontes, 1989.

HOWLEY, E. T. Manual do Instrutor de Condicionamento Físico./ Trad. Cecy Ramires Maduro e Márcia dos Santos Dornelles. 3ªed., Porto Alegre-RS, Artes Médicas Sul, 2000.

JOHNNY G. Manual do Instrutor do Johnny G. Spinning Program. Parte integrante do material didáticopedagógico utilizado. Vip Athletics representante da MAD DOGG ATHLETICS (MDA), 2000

MENEZES, L. J. S. de O. Esporte e Suas Lesões. Rio de Janeiro-RJ, Editora Printed in Brazil, 1983.

HOLLMANN, W.; HETTINGER, T.H. Medicina de Esporte. São Paulo-SP, Editora Manole, 1989.

Nenhum comentário: