quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quero correr! O que faço?

Ninguém sai por aí correndo de uma hora para outra. É normal uma pessoa que nunca correu sentir-se cansada quando tenta acelerar o passo na esteira ou na rua, mesmo sendo alguém que caminha com freqüência. O caminho é alternar entre a caminhada e corrida para que o corpo se adapte ao exercício.
Muitas pessoas ainda acham que para ter efetivos resultados têm de fazer esforço máximo. Mito. Nem sempre o máximo é o melhor para seu corpo. No caso da queima de gordura (Fat burning zone), o indivíduo permanece entre 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima (Fcmax) acima de 20 minutos dependendo da pessoa, e se acaso quiser aumentar a resistência cardio (Cardio Trainging Zone) permanece entre 75% a 85% FCmax. Partindo destes princípios, as atividades não precisam ser tão intensas como a maioria imagina.
Faça da seguinte forma: caminhe três minutos e corra um, durante 20 minutos, nos primeiros dias. Já quando ficar mais fácil, diminua o tempo de recuperação e mantenha o tempo de corrida (caminhe dois minutos e corra um) ou aumente o tempo de corrida e mantenha o tempo de recuperação (caminhe três e corra dois). Depois que você pegar o ritmo, aumente o tempo de exercício gradativamente, ou seja, de 20 minutos para 25, depois 30 e assim por diante.
Os benefícios da corrida são incomparáveis. O médico Wilson Rondó Jr., em entrevista para a revista “O2”, publicada em junho desse ano, detalhou sua pesquisa na qual comparou o coração de um corredor com o de um levantador de peso. “O coração de um corredor torna-se muito maior e mais forte do que o do levantador de peso. A razão deste fenômeno é sim. O coração do levantador de peso sustenta intensa atividade muscular por poucos momentos, enquanto o coração de um corredor reconhece que ele tem que suportar longos períodos de exercícios. Assim batendo mais vezes”, atesta.
Então todo mundo pode correr, só que para isso é importante ter orientações de um profissional qualificado, no caso o Educador Físico.
Confira a onde o quanto o seu coração deve bater otimização de seus resultados.

Nenhum comentário: